Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Chico Xavier

MPE BRASIL 2010 - A VIP GANHOU!

 *Relato de Roberta Marques, sócia-gerente da Academia Vip Training

Meu carinho pelo Sebrae sempre foi enorme. Desde muito nova eu comecei a fazer os cursos oferecidos nas áreas de gestão. Gosto da maneira séria como eles trabalham, como abordam os conteúdos de forma real e prática.

Quando soube do prêmio MPE BRASIL, me interessei porque abrange uma série de aspectos e, ao parar para pensar a respeito de todos eles, a nossa consciência empresarial vem à tona, revisando e avaliando um monte de coisas. Como não gosto de criar muitas expectativas, encarei a experiência como uma maneira de melhorar e ter uma visão externa sobre o nosso negócio. Começamos respondendo um questionário com 30 perguntas sobre Clientes, Sociedade, Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas, Processos, Informação e Conhecimento e Resultados.

Passada a primeira etapa, recebemos um e-mail comunicando a nossa aprovação e a visita de dois profissionais que confirmariam a veracidade das respostas. Talvez este tenha sido o momento do primeiro “frio na barriga”, aquele em que nós vimos o quanto o trabalho em equipe é importante para a consistência dos resultados. Os auditores foram extremamente profissionais na avaliação dos critérios e absolutamente comprometidos com a qualidade do prêmio. Passaram uma tarde inteira conosco avaliando os documentos e conversando com alguns colaboradores. No final do dia, eu me sentia super cansada e feliz! Não foi fácil contar essa grande paixão que nós temos pela proposta da VIP TRAINING em tão pouco tempo, e ainda comprovar os dados.

Alguns dias depois, recebemos mais um e-mail, desta vez, comunicando que éramos uma das 13 empresas finalistas e nos convidando para a entrega do prêmio. Pensei: “Nossa! Estamos entre as 13 melhores empresas. Que legal!!!”. Vibramos, comemoramos a indicação e nos comprometemos a perseguir incansavelmente a qualidade no nosso negócio, sem perder o amor e atenção aos detalhes.

No dia da entrega do prêmio, eu e minha irmã Adriana ficamos junto com os outros empresários em um espaço reservado. O clima de admiração por aquelas pessoas que trabalham tanto, acima e apesar de tudo, tomava conta do espaço. O mestre de cerimônias iniciou a noite explanando alguns dados do prêmio e aí veio a grande surpresa. 930 empresas se inscreveram, dentre as quais, 29 atingiram a pontuação para serem auditadas. Não tínhamos noção deste número de inscritos! O frio na barriga aumentou ainda mais à medida que a premiação ia sendo entregue às outras categorias. Quando o mestre de cerimônias falou: “E para receber o prêmio de melhor empresa na categoria SERVIÇOS, eu gostaria de chamar... Roberta Marques", abracei minha irmã e choramos. Foi incrível a sensação de merecimento, reconhecimento e cumplicidade, porque o prêmio não era só nosso, era de uma equipe inteira que busca diariamente, promover a felicidade através do exercício. E ganhar sozinho não tem graça, nós ganhamos todos juntos: nossos colaboradores e alunos.

A noite terminou com a família reunida para comemorar em volta do troféu. Obrigada Sebrae! Que este seja o primeiro, de vários prêmios que ainda virão.